Notícias

Câncer colorretal só apresenta sintomas como dor, diarreia e sangramento já em estágio avançado
11/08/2017


Perigoso, o câncer de colorretal é uma doença silenciosa que só começa a manifestar sintomas, em média, dez anos depois do seu surgimento já com o quadro bem avançado da doença. Diarreias, dor e dificuldades para ir ao banheiro, fraqueza são apenas alguns dos sintomas da doença — segundo tipo de câncer que mais mata mulheres (perde para mama) e o terceiro nos homens (perde para próstata e pulmão). Por isso, é necessário realizar exames preventivos a partir dos 50 anos. 

Segundo informações do Inca (Instituto Nacional do Câncer), 16.697 mortes por câncer colorretal foram registradas em 2015 e, em 2017, estimativas mostram que 34.280 novos casos devem surgir em todo o Brasil.

Segundo o coloproctologista Luis Romagnolo, do Hospital de Câncer de Barretos, o câncer colorretal é uma lesão que aparece no intestino muito parecida com uma verruga, localizada no reto ou no cólon.

— Ela é uma degeneração tanto da mucosa do cólon quanto da mucosa do reto, uma alteração nas células que crescem no intestino. A troca de células é normal, todo mundo tem. Mas às vezes o que pode acontecer é que algumas delas se transformem em células malignas.

De acordo com o proctologista, existem duas formas de a doença surgir. A primeira ocorre quando surgem pólipos adenomatosos no intestino, um pequeno grupo de células que formam o revestimento do cólon mas que ainda não se configuram como câncer.

Fonte: R7 Saúde

 

 

 

Sede Abificc - Rua largo do Arouche ,66 santa Efigênia São Paulo -SP cep :01219-011 10°andar.
© 2014 por Abificc.